Princípio de tornado assusta cachoeirenses
2006-02-08
Um princípio de tornado sobre Cachoeira do Sul, no início da noite de segunda-feira (06/02), assustou os cachoeirenses. O fenômeno fotografado pelo geólogo Dani Uszacki aconteceu às 19h15min.
O registro foi feito do quinto andar de um prédio localizado próximo ao Hospital de Caridade e Beneficência (HCB). De acordo com o geólogo Dani Uszacki, aparentemente o pequeno tornado formou-se sobre o Bairro Cristo Rei.
“Os ventos circulares duraram em média 10 minutos”, afirmou Uszacki. Uma análise superficial do fenômeno feita pelo meteorologista do 8º Distrito de Meteorologia, Custódio Simonetti, diz que a forma de um funil associado com nuvens importantes indica que era um tornado na sua fase inicial. Como não houve contato com o solo, os ventos não causaram destruições à cidade.
“A formação de anéis pode desenvolver ventos circulares característicos de um tornado. É um evento raro tanto em Cachoeira como no Rio Grande do Sul, somente um estudo mais aprofundado pode nos indicar as dimensões desse tornado”, observou Simonetti.
(Jornal do Povo, 08/02/06)