Obras da usina Passo São João devem começar no último trimestre do ano
2006-02-07
A usina hidrelétrica Passo São João, de 77 MW, em Roque Gonzales, começará a ser construída entre outubro e dezembro de 2006. A informação é do secretário estadual de Energia, Minas e Comunicações, Valdir Andres. O secretário informa que a Eletrosul, que ganhou o direito de explorar a usina no leilão de dezembro último, já iniciou entendimentos com a Fepam para a execução dos estudos complementares de impacto ambiental para a obtenção da licença de instalação (LI). A expectativa é que a LI esteja liberada até setembro. “O objetivo da Eletrosul é antecipar em um ano o início da operação comercial da hidrelétrica, previsto inicialmente para 2010”, diz Andres.
Com investimento de R$ 250 milhões, a empresa já busca financiamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para realizar o empreendimento. Desse montante, 30% será aportado a título de capital próprio, enquanto os outros 70% serão aplicados pelo BNDES. O diretor da Eletrosul, Ronaldo Custódio, lembra que a instituição já havia financiado, em caráter experimental, a construção de duas linhas de transmissão. O banco, segundo ele, já sinalizou que é possível financiar o projeto.
Além disso, a Eletrosul já contratou a empresa que fará a execução do projeto, assim como a que ficará responsável pelo fornecimento dos equipamentos – a Energpower. A estatal firmou um pré-contrato, recurso que permite agilizar a compra de itens, como turbinas, geradores e componentes eletromecânicos. Devem ser gerados mil empregos diretos e outros dois mil indiretos. A usina Passo São João atingirá os municípios de Dezesseis de Novembro, Rolador, Roque Gonzales, São Luís Gonzaga e São Pedro do Butiá.
(Informações da da Secretaria de Energia, Minas e Comunicações/RS)