Reino Unido enfrenta pior seca dos últimos 100 anos
2006-02-07
As ilhas que compõe o Reino Unido estão enfrentando a pior seca dos últimos cem anos desde o começo do ano passado, com diversas localidades sofrendo grandes restrições no abastecimento de água, inclusive para o consumo humano. Um levantamento realizado pelas autoridades britânicas revela que o volume de precipitação acumulada durante o ano passado ficou tão abaixo do normal em algumas cidades do sudeste do país, que foi superada pela registrada em países áridos da África, como a Somália.
No município de Tongridge, por exemplo, a chuva acumulada durante o ano de 2005 chegou a 406 mm (média mensal de menos de 35 mm), valor inferior ao normalmente observado em regiões extremamente secas, como algumas áreas do Leste Africano e do Oriente Médio. No reservatório de água de Bewl Water, que é responsável pela maior parte do abastecimento da região, o nível de armazenamento chegou a apenas 36% na última semana, o que representa metade do valor normal para esta época do ano.
Segundo os meteorologistas, as áreas ao sul e ao leste da Grã-Bretanha apresentaram chuva acima da média histórica apenas em um dos últimos 14 meses, sendo que na região da capital Londres, a chuva vem sendo considerada escassa desde novembro de 2004.
E caso não volte a chover de forma intensa nos próximos dois meses, a Agência Ambiental do Reino Unido alertou que milhões de moradores do sul do país deverão enfrentar grandes restrições, principalmente durante o verão.
(INFOTempo, 06/02/06)
Link: infotempo.uol.com.br/zml/jt?act=details&start=&start1=&act1=&id=21808