Sete casos suspeitos de gripe aviária no Curdistão iraquiano
2006-02-07
Uma representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou segunda-feira (06/02) em Erbil, no Curdistão iraquiano, que a região registra sete casos suspeitos de gripe aviária. "Há sete casos suspeitos de gripe aviária. Retiramos mostras que enviamos ao laboratório da OMS no Cairo", afirmou Naima al-Gasseer, representante da OMS no Iraque, durante uma entrevista coletiva.
"Quando os resultados forem divulgados, informaremos ao governo iraquiano", acrescentou. Procedente de Amã, a delegação de oito especialistas da OMS chegou no domingo ao Curdistão iraquiano, onde uma jovem de 14 anos morreu no dia 17 de janeiro de complicações pulmonares após uma infecção pelo vírus H5N1. Dois veterinários da OMS viajarão de Bagdá para trabalhar com eles.
"Há muito medo, pois o primeiro caso acaba de ser anunciado no Iraque. Viemos verificar se há indícios de que esta doença pode ser transmitida ao homem", disse al-Gasseer. O ministro da Saúde da região autônoma, Jamal Abdel Hamid, afirmou aos jornalistas que "os casos suspeitos estão na região de Sulaimaniya", no Curdistão iraquiano.
(AFP, 06/02/06)
Link: noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/02/06/ult1806u3290.jhtm