Autorizações para transporte de madeira começam a ser liberadas no Mato Grosso
2006-02-07
A secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) começou a emitir as Guias Florestais (GF), que substituem as antigas autorizações de transporte de produtos florestais (ATPF) antes concedidas pelo Ibama. A primeira Guia foi emitida na última sexta-feira (03), em favor de uma indústria de compensados de Jaciara. A responsabilidade pelo controle do transporte de madeira em Mato Grosso foi assumida pela Sema dia 3 de janeiro deste ano.
De posse de 16 GF, a empresária Maria Faganelo Giacconelli despachou 7 carretas carregadas de madeira beneficiada para o Estado de São Paulo. Vários processos estão sendo analisados pela equipe técnica da Sema e de acordo com o supervisor de transporte de produtos florestais, Félix Rezende Saddi, as primeiras Guias solicitadas por madeireiros deverão ser liberadas esta semana. Muitos empresários já realizaram o cadastro junto à secretaria e aguardam a liberação das GFS, que autorizam o transporte de madeira.
A primeira exigência para os empresários interessados na comercialização da madeira é o preenchimento do cadastro na secretaria de Meio Ambiente. Os documentos exigidos estão disponíveis no site da Sema, no endereço eletrônico: www.sema.mt.gov.br. Qualquer empresa que trabalha com a madeira, seja madeireira ou panificadora que utiliza lenha, precisa necessariamente preencher o cadastro na Sema. (Sema-MT, 06/02/06)