Faixas de terras em MG, RJ e GO são declaradas de utilidade pública para implantação de PCHs
2006-02-07
A Aneel declarou de utilidade pública faixas de terras em Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro necessárias à implantação de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). As declarações favorecem as empresas Carangola Energia S/A, Irara Energética S/A, Monte Serrat Energética S/A e Retiro Velho Energética S/A.
Em Minas Gerais, será declarada de utilidade pública, para desapropriação, faixa de terra necessária à implantação do reservatório, área de preservação permanente e arranjo-geral da PCH Carangola. A usina, de responsabilidade da Carangola Energia S/A, terá 15 megawatts (MW) de potência e deverá entrar em operação no dia 30 de outubro deste ano.
Em Goiás, são declaradas de utilidade pública áreas de terra para a implantação das usinas Irara e Retiro Velho. Entre os municípios de Jataí e Rio Verde será construída a PCH Irara, de responsabilidade da empresa Irara Energética S/A. A usina terá 30 MW de capacidade instalada e deverá entrar em operação em novembro de 2006. A PCH Retiro Velho será implantada no município de Aporé e terá 18 MW de potência. A empresa Retiro Velho Energética S/A é a responsável pelo empreendimento que deverá entrar em operação comercial em dezembro deste ano.
Outra declaração de utilidade pública é relativa à implantação do arranjo-geral e do reservatório da PCH Monte Serrat, entre os municípios de Simão Pereira (MG) e Comendador Levy Gasparian (RJ). A usina vai operar com 25 MW de capacidade a partir do dia 30 de novembro de 2006, data prevista no cronograma do empreendimento. A empresa Retiro Velho Energética S/A é responsável pela construção da PCH.
(ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, 06/02/06)