Fruticultura em área degradada pode ter incentivo
2006-02-06
A Câmara analisa o Projeto de Lei 6234/05, do deputado Ivo José (PT-MG), que cria uma linha de crédito para o cultivo de frutas de forma integrada com a criação de abelhas como forma de recuperar áreas ambientalmente degradadas. A medida altera a Lei 8171/91, que estabelece regras para a política agrícola.
"O cultivo de frutas de forma integrada com a criação de abelhas tem sido desenvolvido com sucesso na recuperação de áreas degradadas em Minas Gerais", argumenta Ivo José. O deputado afirma que essa experiência tem sido desenvolvida com sucesso em Minas Gerais.
"Pesquisas agronômicas dão conta de aumentos de produtividade de até 150% em pomares comerciais que desenvolvem a atividade de modo integrado com a criação racional de abelhas melíferas. As abelhas incrementam a polinização de flores, aumentando a produção de frutos", disse.
Tramitação - O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Agência Câmara, 03/02/06)