Reserva das Perobas será anunciada durante a COP-8
2006-02-06
A criação da Reserva Biológica das Perobas, a primeira das cinco Unidades de Conservação no Paraná proposta pelo Ministério do Meio Ambiente para proteger as florestas de araucárias, deverá ser anunciada durante a Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica (COP8), em Curitiba, em março.
A informação é do superintendente do Ibama do Paraná, Marino Gonçalves. Ele participou de uma reunião em Brasília nesta semana com o diretor de Áreas Protegidas do Meio Ambiente, Maurício Mercadante, comissão de representantes dos municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte e de proprietários que terão áreas incluídas na nova área de proteção a ser criada.
A reserva proposta está localizada na bacia do rio Ivaí (noroeste do Paraná) possui 9.300 hectares de uma área formada de Floresta Estacional Semidecidual e a Floresta Ombrófila Mista, com predominância de peroba, espécie ameaçada de extinção. Por se tratar de um fragmento isolado, é o único refúgio de fauna da região, com grande diversidade de espécies.
(Envolverde, 03/02/06)