Neve deixa milhares de pessoas sem eletricidade no sul da Rússia
2006-02-06
Milhares de pessoas ficaram sem provisão elétrica por causa de deslizamentos de neve que causaram rupturas das linhas de alta tensão em uma zona de balneários no litoral russo no Mar Negro, informou hoje o Ministério da Rússia para Situações de Emergência.
Em conseqüência da avarias, pelo menos 14 povoados próximos à cidade de Sochi, principal balneário russo no litoral do Mar Negro, ficaram sem eletricidade, indicou um porta-voz de Emergência à agência Itar-Tass.
Brigadas de trabalhadores consertam as redes elétricas estragadas em condições muito difíceis, pois os trabalhos são feitos em uma zona montanhosa onde a camada de neve é de mais de dois metros, acrescentou a fonte.
Por outro lado, o diretor do Serviço Meteorológico da Rússia, Roman Vilfand, advertiu sobre baixas recorde de temperaturas na maior parte das regiões do país.
A temperaturas mais baixas podem vir a ser registradas na região de Magadan, na Sibéria oriental, onde os termômetros marcarão entre 55 e 61 graus abaixo de zero.
Nas regiões de Novosibirsk e Tomsk e no Território de Altai, na parte oeste da Sibéria, as temperaturas podem cair até 42 graus abaixo de zero; em Krasnoyarsk, até 48 graus abaixo de zero e em Irkutsk, até 53 abaixo de zero.
"Nos próximos três ou quatro dias no centro e na parte européia da Rússia são esperados de 25 a 30 graus abaixo de zero, que comparados com as temperaturas de Magadan é um calor tropical, mas para nossa região é uma temperatura extremamente baixa".
Vilfand explicou que estas temperaturas este inverno são em média 10 graus centígrados inferiores às freqüentes e que em algumas áreas se aproximaram de valores recorde, "o que significa uma situação crítica para o sistema energético e para a população".
Em Moscou, a onda polar trará este fim de semana temperaturas que oscilarão entre 24 e 29 graus abaixo de zero, e no noroeste da Rússia de até 33 abaixo de zero.
(EFE, 03/02/06)
Link: noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2006/02/03/ult1766u14432.jhtm