Aposentado desenvolve boca-de-lobo mais eficiente
2006-02-06
Quatro anos após projetar e testar com êxito um sistema diferenciado de boca-de-lobo, o aposentado Ormíndio da Silva, 79 anos, ainda espera por alguém que adote o invento. A boca-de-lobo, já instalada em Guaíba e em Viamão, é dotada de um mecanismo de uniformização da pressão da rede pluvial e de um cesto formado por grades de ferro, que impede a passagem do lixo.
Em caso de chuvaradas, o sistema impediria o acúmulo de resíduos e evitaria entupimentos. "É um sistema simples e de baixo custo, que poderá evitar alagamentos quando caírem as fortes chuvas", frisou.
A idéia do aposentado surgiu da experiência de mais de 38 anos como dragador. Há quatro anos, segundo ele, o invento foi doado à Prefeitura de Guaíba e instalado na rua Castelo Branco. "Depois disso, não houve interesse em dar continuidade", informou.
O sistema também foi implantado na avenida Coronel Marcos de Andrade, em Viamão. Lá, o aposentado garante que a medida ajudou a eliminar o mau cheiro que vinha da boca-de-lobo e era uma antiga reclamação da população. "Espero que, agora, alguém queira investir nessa idéia". A boca-de-lobo normal não impede represamento de lixo. O modelo do aposentado possibilita o ingresso da água acumulada em um receptáculo com areia, removível por aspiração ou manualmente. A caixa de cimento, medindo 60x50 centímetros, custa cerca de R$ 120.
(CP, 05/02/06)