Livro destaca ações para conservação do palmito juçara
2006-02-03
"Jorge Tuzino e o Palmito no Vale do Ribeira" é o título da obra a ser lançada amanhã (4/2) pela Fundação SOS Mata Atlântica e a Colgate-Pamolive, em Miracatu, Vale do Ribeira (SP). O relato da biografia do agricultor tem como objetivo conscientizar a sociedade para a importância da conservação do palmito juçara, espécie nativa da Mata Atlântica que desde 1970 vem sofrendo com o extrativismo ilegal.
O lançamento marca uma parceria de sete anos entre a entidade ambientalista, o proprietário Jorge Tuzino e a Colgate-Palmolive, que criaram em 1999 o Centro Tuzino de Educação Ambiental e Difusão do Palmito com recursos da linha de produtos de higiene bucal Sorriso Herbal. No espaço localizado na propriedade do agricultor são realizadas atividades educacionais, produção de mudas da espécie e trilhas autoguiadas, nas quais os visitantes têm a oportunidade de conhecer cada etapa do crescimento do palmito e áreas-modelo de manejo sustentado e produção de sementes.
O livro escrito pela jornalista Maura Campanili aborda, entre outros assuntos, a história da Mata Atlântica, com destaque para o Vale do Ribeira – o maior remanescente contínuo do bioma –, a criação e funcionamento do Centro Tuzino de Educação Ambiental e Difusão do Palmito e a biografia do agricultor, conhecido como "o defensor do palmito".
Ficha técnica da obra "Jorge Tuzino e o Palmito no Vale do Ribeira" - 96 páginas.
Coordenação geral: Márcia Makiko Hirota.
Reportagem e texto: Maura Campanili.
Assessoria editorial: Elo Cultural Comunicação.
Capa e projeto gráfico: Andréa Vilela de Almeida.
Patrocínio: Colgate-Palmolive.
Distribuição gratuita.
Saiba mais sobre o palmito juçara em http://www.sosmatatlantica.org.br/?secao=conteudo&id=5_1_4_1
(Informações da Voice Agência de Comunicação)