Caxias do Sul amplia número de galpões de reciclagem
2006-02-03
O município de Caxias do Sul reformou quatro galpões de reciclagem e deverá construir quatro novos pavilhões. O anúncio foi feito na noite de terça-feira (31/01) pelo prefeito José Ivo Sartori. Na ocasião, ele entregou oficialmente, no plenário da Câmara de Vereadores, os galpões reformados das Associações de Recicladores. Com relação aos novos pavilhões, Sartori informou que a construção de dois deles já está em andamento, e os demais, em processo de escolha dos terrenos, dentro do Programa Cadeia Produtiva da Reciclagem – Petrobras Fome Zero.
Na oportunidade, foram diplomados 66 agentes ambientais, que receberam curso de capacitação pelo projeto Rede de Reciclagem Solidária Ecco, uma parceria entre a Prefeitura de Caxias, Guayí (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), Movimento Nacional dos Catadores, Associação das Reciclagens da cidade e a Petrobras.
Sartori enfatizou o apoio do governo municipal ao projeto. “Caxias, o meio ambiente e a humanidade precisam de vocês recicladores”, disse, enaltecendo o trabalho do catador, que é o ator principal do processo.
Três representantes dos recicladores falaram em nome da turma. “Nós sim devemos ser valorizados por estarmos buscando nossa dignidade. Não queremos cestas básicas e sim oportunidade de trabalho, com o qual estaremos proporcionando uma vida melhor para nossa família”, disse a recicladora Salete dos Santos.
Atualmente, Caxias do Sul conta com nove Associações de Recicladores (legalizadas), que envolvem aproximadamente 600 pessoas – entre catadores e recicladores direta ou indiretamente. A Prefeitura disponibiliza os terrenos e a infra-estrutura dos serviços públicos – projetos, licenças ambientais etc.– e programas de assistência social.
(Informações da Prefeitura de Caxias do Sul)