Usina São José pode gerar energia em três anos
2006-02-03
O governador Germano Rigotto recebeu, na quarta-feira (01/02), no Palácio Piratini, o anúncio de investimento de R$ 230 milhões pela construção da usina hidrelétrica São José, na Região das Missões. As obras terão início em breve, logo após a concessão da licença ambiental da Fepam. O início das operações deve ocorrer em janeiro de 2009.
Rigotto saudou a decisão da Alusa de desenvolver ações deste porte no Rio Grande do Sul, ao mesmo tempo em que favorece o desenvolvimento da Região das Missões. "Todo o investimento que chega ao Estado é bem vindo, ainda mais no setor energético", afirmou o governador. "O governo está concentrando esforços para fazer com que o Rio Grande do Sul se torne auto-suficiente e também um Estado exportador de energia".
O empreendimento possibilita a criação de 2 mil empregos diretos e 3 mil indiretos. A usina São José será construída no rio Ijuí, em Salvador das Missões, e terá potência de 51 MW, suficientes para garantir o fornecimento de energia para 270 mil residências. "É suficiente para abastecer toda a Região das Missões", explicou o secretário de Energia, Minas e Comunicações, Valdir Andres.
De acordo com os dirigentes da empresa paulista Alusa Engenharia, responsável pelo projeto, a inauguração deverá ocorrer um ano antes do previsto. "É uma obra importante e de baixo impacto ambiental. Viemos comunicar ao governador que decidimos antecipar em um ano a inauguração da usina, que estava prevista para ocorrer em janeiro de 2010", afirmou o diretor-presidente da Alusa, Paulo Roberto Godoy.
"Com isso, vamos nos associar com o governo e as comunidades do Estado para que a usina seja também fonte geradora de renda", concluiu. Participaram da audiência o secretário de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Luis Roberto Ponte, o diretor-presidente da Corsan, Vitor Bertini, o presidente da Fepam, Claudio Dilda, e o diretor de operações da Alusa, José Lázaro Alves Rodrigues.
(RS Virtual, 01/02/2006)