Cidadãos de Cachoeirinha limpam trilhas do parque Tancredo Neves
2006-02-03
O parque Tancredo Neves recebeu, na terça-feira (31/01), uma ajuda voluntária na limpeza de suas trilhas. Em uma hora em meia de caminhada foram recolhidos dez sacos com garrafas, sacolas plásticas, papelão, além de pneus e restos de construção.
A iniciativa faz parte de um projeto da Unidade de Conservação da Natureza, vinculada a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, juntamente com as secretarias da Cultura e da Saúde. A visita une atividade física com conscientização ambiental. Dois policiais militares acompanharam o grupo.
Antes do início da caminhada, a equipe de 20 pessoas fez alongamentos e recebeu orientações e materiais para a coleta dos resíduos. Acompanhados da bióloga Nara Prates, da auxiliar de enfermagem Marilene Santos e do estudante de educação física Luís Bergoli, os visitantes conheceram a diversidade de plantas e árvores nativas. Entre os espécimes visitados, ganha destaque na paisagem uma figueira com idade calculada em 500 anos, conhecida como Vovó, símbolo do parque.
O parque municipal Tancredo Neves realiza há três anos várias atividades para aqueles que querem conhecer e preservar a beleza da mata nativa. "Queremos mostrar para a comunidade como estes 18 hectares de terras são importantes para o ecossistema local", disse Nara.
A área do parque é dividida em três setores. Uma parte destinada ao entretenimento, com balanços e outros brinquedos; uma parte de mata fechada, para preservação ambiental; e uma terceira, com três salas, usadas para aulas educação ambiental. As salas hoje abrigam cursos de teclado e de técnica vocal, além de oficinas de produção de mudas e também palestras.
No início de cada período letivo, a administração do parque envia às escolas e creches de Cachoeirinha sua programação anual de atividides. As visitas são agendadas por telefone.
(Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Cachoeirinha, 01/02/2006)