Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos destrói 100 milhões de pneus velhos
2006-02-03
A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), entidade que representa os fabricantes de pneus novos instalados no País, atingiu a marca de 100 milhões de pneus destinados de forma ambientalmente correta em 2005. A marca corresponde a aproximadamente 500 mil de toneladas de pneus velhos ou inservíveis que foram coletados e destruídos de forma ambientalmente correta. “Apesar das dificuldades naturais de uma logística complexa para coleta de pneus velhos num país de extensão territorial como o nosso, a marca é resultado da preocupação da ANIP em investir no Programa de Coleta e Destinação de Pneus para conquistar novas parcerias que possibilitem o crescimento dos pontos de coleta e o surgimento de novas formas de destinação favoráveis ao meio ambiente”, explica o diretor geral da entidade, Vilien Soares.
Implantado em 1999, o Programa atinge várias regiões do Brasil, desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul, passando por capitais como Vitória, São Paulo, Rio de Janeiro e Macapá. Até o momento, foram investidos mais de US$ 22 milhões, sendo US$ 10 milhões somente em 2005. Atualmente, a ANIP conta com 172 Centrais de Coleta, dentre os quais 155 Ecopontos – fruto de parcerias com a iniciativa privada e com prefeituras de 20 Estados do País - e mais 17 pontos de coleta e recepção de pneus.
Entre outros destinos, os pneus inservíveis são utilizados nos fornos de cimento, na produção de solados de sapatos, pisos industriais e quadras poli-esportivas, na construção civil e tapetes de carros. Outras aplicações estão em desenvolvimento, como a produção de defensas rodoviárias (em parceria com o Instituto Via Viva) e outras já em ensaios de campo como é o caso do uso do pneu em asfalto.
(Assessoria de Comunicação da ANIP, 02/02)