Buriátia enfrenta temperatura de 50 graus abaixo de zero
2006-02-03
Uma onda de frio com temperaturas mínimas que quinta-feira (02/02) chegaram a 50 graus abaixo de zero castiga a república russa da Buriátia, às margens do lago Baical, onde as autoridades ordenaram suspender as aulas em todas as escolas. Em Ulan-Ude, a capital dessa república fronteiriça com a Mongólia, os termômetros marcaram esta madrugada 41 graus abaixo de zero, enquanto nas zonas do norte da Buriátia o frio chegou a 50 graus abaixo de zero, indicou a agência oficial russa "Itar-Tass".
Segundo o departamento de Emergências da Buriátia, devido às baixas temperaturas que há um mês se mantêm na região, aumentou consideravelmente o número de incêndios, que já provocaram 16 mortes neste período. As previsões meteorológicas indicam que no próximo fim de semana uma onda polar com temperaturas mínimas de até 60 graus abaixo de zero chegará à região de Magadan, no nordeste da Rússia.
No caso de confirmação da previsão meteorológica, cairá o recorde de temperatura mínima nessa zona, que é de 53 graus abaixo de zero em janeiro de 1998.
A capital russa e a província de Moscou, que em janeiro passado sofreram temperaturas mínimas de até 34 graus abaixo de zero, desde a terça-feira suportam uma segunda onda de frio com temperaturas que desceram até 26 graus abaixo de zero.
(EFE, 02/02/06)
Link: noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2006/02/02/ult1809u7383.jhtm