Grupo de Trabalho vai analisar eficiência energética dos orizicultores gaúchos
2006-02-02
O Governo do Estado criará um Grupo de Trabalho (GT) para estudar a eficientização elétrica das lavouras de arroz do Rio Grande do Sul. O objetivo é ajudar aos agricultores a acabar com as perdas de energia nos equipamentos, visando a redução de custos para a atividade. Conforme o secretário estadual de Energia, Minas e Comunicações, Francisco Brandão, através da eficientização da irrigação das lavouras, os produtores poderão obter melhores resultados na colheita. “É preciso encontrar uma maneira de otimizar o consumo de energia durante a captação de água para melhorar a irrigação do arroz, diminuir as perdas de água e, com isso, melhorar os resultados finais”, afirma.
Atualmente, os arrozeiros enfrentam problemas de queda de tensão e falta de energia, o que ocasiona queima de motores, transformadores. A criação está prevista para a segunda quinzena de fevereiro.
O grupo de estudos será composto por Secretaria de Energia, Minas e Comunicações (Semc), Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
A decisão foi tomada em reunião nesta quarta feira (01/02), na Secretaria de Energia Minas e Comunicações. Participaram da audiência o secretário substituto de Energia, Minas e Comunicações, Francisco Brandão, o presidente da CEEE Antõnio Carlos Brites Jaques, o diretor de distribuição da CEEE, Luiz Antônio Leão, Antônio Chaves Barcelos, representando a Farsul, os representantes do, Irga Elio Marcolin e Mauricio Fischer,Pedro Barcellos, da Federarroz, Francisco Finamor, do Banrisul e Hermes Ribeiro, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.
(Informações da Secretaria de Energia, Minas e Comunicações)