Monitores de Itapuã têm aula no Jardim Botânico
2006-02-02
Os monitores de educação ambiental do Parque Estadual de Itapuã estiveram ontem (01/02) no Jardim Botânico de Porto Alegre, vinculado à Fundação Zoobotânica, realizando mais uma etapa do curso de formação e atualização para o desenvolvimento das atividades na unidade de conservação.
Instruídos pelo coordenador de Educação Ambiental do Parque, biólogo Lisandro da Silveira Gonçalves, o grupo de sete monitores está finalizando o Módulo de Botânica e Ecologia e iniciando a etapa de Trilhas. "A idéia é aprofundar conceitos e possibilitar que os monitores conheçam outros tipos de trilha, podendo estabelecer comparativos entre a atividade realizada em uma unidade como Itapuã e em uma área conservada no meio urbano", destaca Lisandro.
Idealizada por Lisandro, a formação e atualização dos monitores teve cinco aulas anteriores com teoria e prática dentro do Parque Itapuã e o próximo módulo será sobre geologia.
O Parque Estadual de Itapuã, administrado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), abre de quartas a domingos, entre 9h e 18h. Os monitores de educação ambiental atendem o público no Centro de Visitantes e guiam aqueles que desejam percorrer as trilhas.
Atualmente, está em funcionamento somente a Trilha da Onça, entre as praias das Pombas e da Onça, com duração de duas horas (ida e volta). A Trilha do Araçá, que inicia na Praia da Pedreira e vai até a Praia do Araçá, está temporariamente desativada para manutenção. O percurso das trilhas é gratuito e só pode ser feito com acompanhamento dos monitores do Parque. (Site do Governo do Estado do RS, 01/02/2006)