Filme sobre a indústria do petróleo investe em energia renovável
2006-02-01
Realizado pela Warner Bros. Pictures e pela Participant Productions, o filme "Syriana – A Indústria do Petróleo" é a primeira produção “climate neutral” de um grande estúdio. Para compensar as emissões de monóxido de carbono causadas pela produção do filme, a Warner e a Participant investiram em dois projetos de energia renovável: a construção de um biodigestor em um sítio de gado leiteiro e uma usina de energia eólica.
Dirigido pelo roteirista de Traffic, Stephen Gaghan e produzido por Steven Soderbergh (diretor de Traffic) e Gorge Clooney, Syriana – A Indústria do Petróleo revela os bastidores da atuação da indústria petrolífera norte-americana no Oriente Médio. O elenco traz George Clooney (premiado com o Globo de Ouro por sua interpretação), Matt Damon, Jeffrey Wright, Alexander Siddig e Christopher Plummer. O filme foi rodado em seis diferentes locações de três continentes, incluindo Casablanca, no Marrocos; Genebra, na Suíça; e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O roteiro traz 130 falas em diversas línguas diferentes.
Syriana – A Indústria do Petróleo é inspirado no livro “See No Evil” do ex -agente da CIA Bob Baer, que atuou no órgão de inteligência norte-americano de 1976 a 1997. O filme estréia no Brasil em 10 de fevereiro. Mais informações sobre o filme em http://www.cinemaemcena.com.br/not_cinenews_filme.asp?cod=1563 ou http://www.imdb.com/title/tt0365737/ (em inglês).
(Informações de CDN – Companhia de Notícias)