OMS prepara plano de ação contra eventual pandemia humana de gripe aviária
2006-02-01
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elabora um novo plano de ação para detectar rapidamente e conter uma pandemia mundial de gripe humana de origem aviária, informou nesta segunda-feira um porta-voz da organização.
Este projeto de "protocolo para uma reação rápida" foi publicado na página da OMS na internet e "será melhorado nas próximas semanas com a ajuda de especialistas", explicou Maria Cheng.
O plano tentará detectar melhor os sinais precursores de uma mutação do vírus H5N1 da gripe das aves, que facilitaria sua transmissão de pessoa para pessoa, podendo provocar uma pandemia.
Após insistir em que o sucesso da medida não está garantido, o texto acrescenta que no pior dos casos, se as medidas preventivas fracassarem na missão de deter o vírus, sempre podem retardar sua progressão em um primeiro momento e ganhar tempo para reforçar os sistemas de defesa dos países.
"Cada dia ganho desde o aparecimento do vírus no ser humano permite produzir cinco milhões de doses de vacinas adicionais", destacou o documento, que completaria dois planos de ação já vigentes.
Um deles destina-se a deter a propagação do vírus H5N1 entre as aves e o outro acelerar os preparativos em cada país, em particular o armazenamento de remédios antivirais.
Na apresentação do documento, a OMS avalia que "desde 1968, o mundo nunca esteve tão perto de uma nova pandemia de gripe".
(AFP, 30/01/06)
Link: noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/01/30/ult1806u3256.jhtm