Campanha orienta moradores da área rural em Cerro Largo
2006-01-31
A Secretaria de Saúde de Cerro Largo deu início ontem a um plano de ação de conscientização da população para prevenção da febre maculosa. A campanha foi decidida após reunião entre o prefeito Adair Trott, o secretário de Saúde, Ranieri Tonin, e a equipe de vigilância epidemiológica.
Todos os 12.600 moradores receberão panfletos explicativos sobre a doença, cuidados para evitar a contaminação, sintomas e métodos de combate ao transmissor - o carrapato Amblyomma ovale. O trabalho terá seqüência hoje, atingindo pessoas que residem próximo à casa da agricultora que foi contaminada no mês de dezembro.
"Reproduziremos o material explicativo que o Ministério da Saúde nos deixou", ressalta Ranieri Tonin. Segundo o secretário, a campanha será intensificada a partir de amanhã, quando os onze agentes de saúde da cidade retornarem das férias.
Para atingir todos as residências da zona urbana e também da zona rural, haverá o incremento das equipes das vigilâncias ambiental e epidemiológica. A primeira orientação dada à população é a necessidade de roçadas ao redor das casas. Os agricultores devem tomar cuidados ao circular na mata, como usar roupas claras e calças compridas e fechar as botas com fita adesiva.
Outra medida preventiva é vistoriar as próprias roupas após o trabalho, para conferir se há ou não parasitas nelas. As autoridades temem uma corrida aos órgãos de saúde para entrega de amostras de carrapato. "Não há motivo para alarme. Só devem ser encaminhados aqueles parasitas retirados do corpo humano e com sintomas associados", destaca a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosane Hilgert.
(CP, 31/01/2006)