Metade dos mineiros presos em mina do Canadá são resgatados
2006-01-31
Metade dos 70 mineiros que ficaram presos no domingo (30/01) quase um quilômetro sob a superfície da terra devido a um incêndio em uma mina de potássio no Canadá começaram a subir para a superfície, informou um porta-voz da empresa citado pela rede de televisão CTV.
Marshall Hamilton, porta-voz da companhia americana Mosaic Company, proprietária da mina, afirmou que os outros mineiros serão resgatados nas próximas horas. Os representantes informaram na noite de domingo que os 70 mineiros estavam a salvo, depois de um incêndio em uma mina de potássio na cidade de Saskatchewan (oeste do Canadá).
Os mineiros buscaram refúgio em um local seguro, em salas especialmente construídas para este tipo de situação em um setor da mina.
Aberta em 1962, a mina de potássio, elemento utilizado na fabricação de fertilizantes químicos, é a maior de Saskatchewan, província canadense que fornece cerca de 30% da demanda mundial do metal. A mina está situada nas proximidades de Esterhazy, cerca de 200 km ao leste de Regina, capital de Saskatchewan, próximo à fronteira com Manitoba.
(AFP, 30/01/06)