Especialista em clima afirma que Nasa quer censurar seu trabalho
2006-01-31
Um alto especialista em clima da Nasa (Agência Espacial Americana) acusou o governo dos Estados Unidos de tentar silenciá-lo, depois que ele pediu em uma conferência a rápida redução das emissões de gases vinculados ao efeito estufa e ao aquecimento global, informou a edição de domingo do jornal The New York Times.
James Hansen, diretor do Goddard Institute for Space Studies (Instituto Goddard para Estudos Espaciais) da Nasa, afirmou que funcionários da direção central da Agência Espacial ordenaram à equipe de assuntos públicos que revise suas próximas conferências, ensaios, o site do instituto e os pedidos de entrevistas da imprensa, destaca o NYT.
"Eles sentem que seu trabalho é censurar a informação que chega ao público", afirmou Hansen, que acrescentou ao jornal que pretende ignorar as restrições. O jornal cita Dean Acosta, subadministrador adjunto para assuntos públicos da Agência Espacial, que negou os esforços para silenciar Hansen. "Esta não é a maneira como atuamos aqui na Nasa", disse Acosta ao New York Times. "Promovemos a abertura e falamos com fatos".
Acosta disse que os cientistas do governo são livres para discutir as descobertas científicas, mas que as declarações políticas devem ficar a cargo dos responsáveis e dos porta-vozes designados.
(AFP, 29/01/06)
Link: noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/01/29/ult34u146448.jhtm