UE confirma vírus da gripe aviária no norte de Chipre
2006-01-31
Autoridades da União Européia confirmaram a presença da forma letal do vírus H5N1 da gripe aviária em uma amostra retirada de uma ave do norte de Chipre, disse Domingo (29/01) a Comissão Européia. A confirmação foi o sinal mais recente de que o vírus, que até agora foi encontrado principalmente na Ásia, está se espalhando na direção do Ocidente, chegando aos limites da Europa. Duas pessoas morreram da doença na Turquia, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
"A Comissão Européia e autoridades turcas foram informadas pelo Laboratório de Referência de Gripe Aviária da Comunidade, em Weybridge, sobre a gripe aviária H5N1 em uma amostra retirada de uma área que não está sob controle efetivo do governo de Chipre", informou em comunicado o comitê executivo da UE. O texto afirma que a UE proibiu a importação de animais vivos e de produtos animais do enclave turco no Chipre, e afirmou que está enviando especialistas para investigar a região.
"A UE está disposta a ajudar com observação, se for necessário. De acordo com a decisão da Comissão Européia, as autoridades cipriotas adotaram todas as medidas necessárias, incluindo o confinamento de criações", acrescentou.
A gripe aviária matou pelo menos 83 pessoas desde que ressurgiu, no final de 2003, segundo números da OMS. Especialistas acreditam que o vírus H5N1 é contraído através de contato com aves infectadas, mas temem que ele sofra mutação e passe a ser transmitido entre humanos, o que poderia provocar uma pandemia com milhões de mortes.
(Reuters, 29/01/06)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/2006/01/29/ult27u53648.jhtm