Empresa produz madeira ecológica
2006-01-30
Construir casas, fabricar móveis, mourões de cerca, caibros de telhados e muito mais sem ter de ligar a motosserra. Isso já é possível usando um produto que tem a mesma durabilidade e qualidade da madeira, aliada à praticidade do plástico. A chamada madeira plástica está sendo produzida em Caçador, no Meio-oeste catarinense, e, em breve, deverá ganhar o mercado externo. O empresário Osvaldo Thomé, que fabrica o material, leu sobre o assunto há cerca de um ano e achou o produto revolucionário.
"Ao contrário da madeira natural, a madeira plástica vem de fábrica imunizada contra fungos, cupins e outras pragas. Dura pelo menos 50 anos", garante o empresário. Além disso, ela resiste a cargas de até 80 toneladas, não entorta nem racha e não mofa. A madeira plástica é feita de frascos, garrafas, copos descartáveis, embalagens e outros materiais que, se não reutilizados, acabam poluindo o meio ambiente. Segundo o diretor da fábrica, Fahdo Thomé Neto, a unidade conta com três máquinas para confecção do produto final e 15 funcionários.
A expectativa para 2006 é aumentar a produção, já que há negociações para a venda do produto no exterior. "Isso fará aumentar as contratações de pessoal para a fábrica", sinaliza. Além disso, uma fábrica está sendo montada na região, onde serão contratados mais de 60 funcionários.
O grande filão da madeira plástica é o setor de alimentação, como frigoríficos e granjas. Mais resistente e sem cheiro, o produto é lavável e pode ser usada no sistema de paletização, inicialmente. "O grande problema, hoje, para quem trabalha com carnes, por exemplo, é que se pingar uma gota de sangue na caixa de madeira, ela deve ser inutilizada. A Vigilância Sanitária não permite sua reutilização. Mas uma caixa de madeira plástica, como a que estamos fabricando, pode ser lavada e isso atende a uma necessidade do mercado", detalha.
Produto intermediário - O empresário não quis divulgar informações sobre custos e informa apenas que, com relação aos pallets para agroindústria, a madeira plástica torna-se um pouco mais cara que a natural, mas é mais barata que o plástico puro. "É um produto intermediário. Ele agrega as vantagens da madeira e do plástico", define. O material é produzido à base de plástico, serragem e aditivos importados. Hoje, a empresa adquire a matéria-prima de Curitiba (PR), mas posteriormente pretende comprar de toda a região. "A serragem usada precisa ser preparada. Ela deve estar seca e em tamanho uniforme. Já o plástico vem em forma de resíduos de diversos produtos", revela. A matéria-prima é misturada. Pode ser produzida por extrusão, ou seja, produção contínua. "Podemos fazer madeiras no comprimento que for necessário", revela. A madeira plástica pode ser utilizada ainda para assoalho, forro, divisórias e produção de móveis.
(A Notícia, 30/01)