Acampamento do FSM: anunciada verba para o entorno da Lagoa dos Patos
2006-01-30
Questões ambientais tiveram espaço na pauta do 1º Acampamento Binacional Brasil-Uruguai. O coordenador adjunto da Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ary Martini, anunciou R$ 800 mil para a implantação de programas ambientais em 15 municípios localizados no entorno da Lagoa dos Patos.
"Queremos evitar as degradações através de ações que resultem na conscientização da sociedade", salientou. Martini revelou que o bioma Pampa figura entre as prioridades do governo federal e afirmou que as cidades lindeiras da BR 101, no trecho Osório-Torres, serão incluídas na Agenda 21.
O MMA quer fazer com que os efeitos das ações ambientais contemplem os 16 municípios que têm fronteira no Mercosul. O trabalho vem sendo desenvolvido no eixo Livramento-Rivera.
A gerente executiva do Ibama/RS, Cecília Hypolito, revelou que o órgão intensificou a fiscalização da pesca na costa gaúcha. As ações estão ocorrendo em alto mar, a 5,4 quilômetros da faixa litorânea, para impedir que os cardumes de corvina sejam dizimados.
(CP, 29/01/2006)