Esgoto a céu aberto na Goethe
2006-01-30
Moradores e comerciantes estão reclamando de descaso da prefeitura de Porto Alegre. Há mais de uma semana, o esgoto corre a céu aberto num trecho de 250 metros entre as avenidas Goethe e Mariante, no bairro Rio Branco.
O rompimento da rede ocorreu na esquina da Goethe com a Castro Alves. Os detritos escorrem até a Mariante com a Liberdade, onde um bueiro faz a captação. Nos últimos dias, o aparecimento de limo no asfalto traz risco de escorregões. Segundo moradores, foram registrados chamados ao Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), sem solução.
Há trechos em que a passagem de carros faz o esgoto jorrar sobre a calçada, atingindo pedestres. Em frente ao número 111 da Goethe, há outro dano na rede.
O diretor substituto do DEP, Sérgio Zimmermann, informou que a autarquia foi acionada quarta-feira (25/1) para o conserto na Goethe. Quinta-feira (26/1), fez a limpeza de 150 metros de rede e estava previsto para sábado o início do conserto. "Precisamos interromper o trânsito para fazer o reparo." Moradores da rua Mata Bacelar também reclamam do Conduto Álvaro Chaves. Zimmermann disse ser impossível fazer uma obra de grande dimensão sem causar transtornos.
(CP, 29/01/2006)