Crueldade contra animais gera protesto em Passo Fundo
2006-01-30
O Clube dos Amigos e Protetores dos Animais realizou, no sábado (28/1), protesto contra atos de crueldade como o enforcamento de uma cadela, no último fim de semana, na vila Planaltina. A caminhada saiu às 16h da Praça da Mãe, onde o Capa faz feiras de adoção, até a praça Marechal Floriano.
Os participantes vestiram roupa preta e levaram bichos de estimação. A Polícia identificou quatro suspeitos da morte da cadela.
Segundo voluntários do Capa, no último dia 21, uma cadela foi enforcada, no bairro Planaltina. O ato de protesto tentou mostrar as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Capa, que não recolhe mais animais de rua por falta de recursos.
O grupo se concentrou na Praça da Mãe, onde a entidade costuma realizar feiras de doações de animais, partindo em caminhada até a Catedral Nossa Senhora Aparecida. A manifestação pediu punição para os envolvidos na morte da cadela e de um filhote. Os seis filhotes sobreviventes, que foram os mascotes do protesto, estão com o Capa e serão doados.
Rosane Scheneider, integrante do clube, informou que entidade abriga 300 animais e está fechada porque não tem condições de cuidar de um número maior. Ela explicou que a expectativa agora é esperar que, em março, a Câmara Municipal aprove projeto de lei destinando verbas do Executivo ao Capa. A comunidade pode ajudar procurando os voluntários.
(CP, 28/01 e 30/01/2006)