Água imprópria em 22 pontos do Litoral Norte
2006-01-28
Subiu para três o número de pontos considerados impróprios para banho no Litoral Norte. Além da foz do rio Mampituba, em Torres, também não passaram no teste de qualidade da água Cidreira, no ponto localizado em frente ao edifício Alvorada, e Santo Antônio da Patrulha, na Lagoa dos Barros, localizada próxima ao Camping Municipal.
Existe ainda situação de alerta na foz do rio Tramandaí. Os dados sobre a balneabilidade do litoral gaúcho foram divulgados ontem em Capão da Canoa, pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). As coletas ocorreram de 21 a 23 deste mês.
Em Cidreira e Santo Antônio da Patrulha, a restrição está relacionada às ligações clandestinas de esgoto, segundo o coordenador técnico da Fepam no Litoral Norte, Mattos Alen Roxo. Dos 87 pontos de coleta em 70 balneários de 43 municípios, 22 apresentam condições impróprias: Laranjal (Valverde, Santo Antônio e dos Prazeres), em Pelotas; Região Hidrográfica do Guaíba (Praia Carlos Larger, Candelária, balneário Santa Vitória, Rio Pardo, praia Sans Souci, Eldorado do Sul, Praia da Picada, Barra do Ribeiro, e praias da Alegria e Florida, em Guaíba); Alegrete (Caverá); Itaqui (Passo do Silvestre); Manoel Viana (Praia Rainha do Sol); São Francisco de Assis (Jacaquá); Cacequi (Balneário São Simão), Dom Pedrito (Passo Real) e Rosário do Sul (Praia das Areias Brancas). Na Região Hidrográfica do rio Uruguai houve grande alteração. Os índices variaram entre 2,7 mil a 32 mil coliformes.
(CP, 28/01/2006)