Incêndio atinge área de interesse para ampliação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
2006-01-27
Um incêndio provavelmente provocado pela tempestade de raios da última terça-feira atingiu cerca de 5 hectares em área preservada próxima ao Pico do Itacolomi, em Magé. A área é objeto de estudo para ampliação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
O incêndio foi identificado na manhã de ontem (25) pelo Grupamento de Socorro Florestal e meio Ambiente do Corpo de Bombeiros de Magé (2º GSFMA). Duas viaturas dos Bombeiros se deslocaram para a área, mas o acesso difícil impediu o combate direto às chamas. O avião de combate a incêndio dos bombeiros foi acionado e despejou três carregamentos de água sobre a área.
À tarde, equipe do PARNASO acompanhada do Comandante do 2º GGSFMA, Coronel Waldinei, sobrevoou a área e constatou que o incêndio afetou uma pequena área de mata na vertente e estava restrito ao paredão, atingindo principalmente bromélias imperiais (Alcantarea imperialis).
O Coordenador do PrevFogo local, Daniel Toffoli, destacou que trata-se de um evento atípico "Não é comum a ocorrência de incêndio na região em janeiro, mas o clima muito quente e com poucas chuvas, associado a tempestade de raios de segunda-feira, provocou este incêndio em cerca de 5 hectares. Esperamos que o sereno da madrugada e uma nova operação com o avião dos bombeiros apague as últimas chamas pela manhã". Nesta época o PARNASO não conta com brigada de incêndio do PrevFogo.
A área atingida é um dos principais alvos do estudo para ampliação do PARNASO, que será iniciado em março em parceria com a ONG Instituto Terra Nova e financiamento do Ministério do Meio Ambiente. O chefe da Unidade, Ernesto Viveiros de Castro, destaca a importância do estudo. "Nossas projeções indicam que o PARNASO pode crescer dos atuais 10.600 hectares para até 16.000 ha. Felizmente o incêndio não atingiu a área atual do parque, mas a área queimada é muito preservada e sem ocupação humana e certamente estará na proposta de ampliação".
(Ibama, 26/01)