Polícia Ambiental resgata gavião em Santa Cruz do Sul
2006-01-27
A Polícia Ambiental entrou em ação ontem para salvamento de mais um pássaro silvestre. Encontrado nas margens do Rio Pardo, em Rio Pardo, um gavião-carijó com uma asa quebrada foi trazido para Cachoeira do Sul pelo comandante do 2º Pelotão Ambiental, sargento Márcio Brito, para ser tratado na clínica do médico veterinário Edson Salomão, especialista em procedimentos cirúrgicos em animais silvestres.
Com 38 centímetros, o gavião apresenta uma fratura exposta na asa esquerda, o que lhe impede de voar. De acordo com o sargento Brito, o gavião ficará na clínica até sua recuperação. Posteriormente, será contatado o Ibama para saber qual a destinação dada à ave, em caso da impossibilidade de readaptação ao seu habitat.
O gavião-carijó é o mais comum do Rio Grande do Sul, sendo encontrado em todas as regiões em qualquer estação do ano. Possui asas compridas e largas de pontas abertas, tal como nos urubus, e cauda curta, conjunto apropriado para planar em espaços abertos. Muitas vezes fica sentado em lugares visíveis, tais como postes elétricos ou árvores secas. No seu cardápio encontram-se principalmente insetos, lagartos, aves e pequenos roedores. É o terror dos criadores de pintos.
(Jornal do Povo, 27/1)