Prefeitura de Porto Alegre disciplina espaços
2006-01-27
A prefeitura de Porto Alegre deu início, nesta semana, a duas ações para disciplinar o uso do solo urbano e dos espaços públicos. Uma força tarefa subiu o morro da Glória para inibir o crescimento de moradias em áreas de preservação ambiental e de risco.
A ação, coordenada pela Smam, teve o objetivo de iniciar o mapeamento das construções irregulares. O morro tem espécies remanescentes da Mata Atlântida. Outro grupo, liderado pela Fasc, começou a mapear as praças e vias públicas que servem de moradia para os sem-teto. Esse mapeamento deverá ser concluído na próxima semana.
O titular da Smam, Beto Moesch, participou do início da fiscalização, na terça-feira (24/1), no morro da Glória. "O local é um dos maiores patrimônios ambientais da cidade, com recursos hídricos, nascentes e mata nativa", afirmou. Foram acionadas a Secretaria Municipal de Obras e Viação, o DMLU, o Demhab, o Batalhão Ambiental e a Defesa Civil. Segundo Moesch, a proposta inicial é detectar as casas em construção e sustar a obra. "Os moradores só serão retirados quando a prefeitura tiver moradias para reassentamento", disse o secretário.
(CP, 27/1)