Unidades industriais da Michelin em Itatiaia recebem certificação de excelência ambiental
2006-01-27
A preocupação da Michelin com o meio ambiente e a gestão responsável das unidades de fabricação de pneus para carros e caminhonetes e de cabos, aros e fios metálicos, localizadas no complexo industrial de Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro, foram reconhecidas internacionalmente com a certificação ISO 14001:2004, a última versão da norma mundial que contribui para melhorar a qualidade e a competitividade das empresas, produtos e serviços, protegendo o meio ambiente e o bem-estar da sociedade.
No final do ano passado, o organismo certificador Bureau Veritas Quality International (BVQI) atestou a qualidade do sistema de gestão ambiental das unidades e recomendou a certificação ISO 14001:2004. Com isso, 94% dos pneus do Grupo Michelin são produzidas em unidades sob esta certificação.
No processo de produção em Itatiaia, o desenvolvimento sustentável é um objetivo estratégico, conforme orientação do programa Desempenho e Responsabilidade Michelin, desenvolvido em todo o mundo pela empresa. Práticas saudáveis de gerenciamento ambiental são aplicadas com o objetivo de minimizar os efeitos da poluição e dos resíduos industriais e preservando os recursos naturais durante a produção.
Entretanto, de um país a outro, as obrigações de desempenho ambiental provenientes das regulamentações locais variam muito. Por esta razão, foi necessário definir um padrão interno batizado de Exigências de Meio Ambiente do Grupo Michelin. Essas exigências definem critérios de desempenho no que se refere à poluição dos solos, das águas de superfície e das águas pluviais, mas também economia de energia e de água, assim como os rejeitos atmosféricos e hídricos.
Informações da Margem Comunicação/Michelin