Capacidade mundial para aumentar produção de petróleo é limitada
2006-01-27
O mundo tem uma capacidade muito limitada para bombear mais petróleo do que produz porque, segundo analistas, somente um país, a Arábia Saudita, tem margem de manobra e reservas. Na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que atende a 40% da oferta mundial, o único que pode abrir a torneira é a Arábia Saudita. Já o Irã, em plena crise diplomática com o Ocidente por causa de seu programa nuclear, pede que o cartel reduza sua produção.
A Nigéria é vítima da insegurança devido aos ataques contra companhias de petróleo que operam no país, e o Iraque enfrenta problemas com opositores ao governo, que sabotam regularmente as instalações do setor no país. Fora da Opep, os produtores já operam a plena capacidade, como é o caso da Rússia e dos Estados Unidos, segundo e terceiro produtor mundial, respectivamente.
No total, os analistas cifram a capacidade restante em 1,5 milhão de barris diários. Para o fim deste ano, podem alcançar os dois milhões de barris diários graças a novos projetos em curso. Esta é a capacidade de produção adicional da Opep em milhões de barris diários, segundo a Agência Internacional da Energia (AIE), considerada uma das fontes mais confiáveis num mercado pouco transparente.
(AFP, 26/01/06)