Para presidente da Opep, não há necessidade de diminuir produção
2006-01-27
Não há necessidade de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) cortar sua produção de petróleo, destacou quarta-feira (25/01) o presidente da organização, Edmund Daukoru. "Com preços acima de US$ 60, eu não vejo motivos para reduzir a produção", sustentou de Davos, na Suíça, onde se encontra para participar do Fórum Econômico Mundial.
Daukoru, que também é ministro do Petróleo da Nigéria, disse esperar que os preços do petróleo mostrem queda no segundo trimestre, mas não muito acentuada, sem ser mais preciso. Sobre o quadro de violência no território nigeriano, o presidente da Opep indicou que os atos contra a infra-estrutura de petróleo no país diminuíram a produção em 190 mil a 220 mil barris por dia, mas essa interrupção não deve durar muito, possivelmente dois meses.
Na terça-feira próxima, o cartel tem encontro extraordinário em Viena, na Áustria, para analisar a situação do mercado de petróleo. Para Arábia Saudita, Kuwait, Argélia e Indonésia, as cotações do petróleo estão muito elevadas para promover uma diminuição na oferta. O Irã, em contrapartida, defende um corte.
(Valor Online / com agências internacionais, 26/01/06)