Praias de 7 municípios da Região Hidrográfica do Rio Uruguai estão IMPRÓPRIAS para banho
2006-01-26
A Fepam alerta para os elevados índices de contaminação encontrados em praias de sete dos onze municípios da Região Hidrográfica do Rio Uruguai em que está sendo desenvolvido o Projeto Balneabilidade 2005/2006.
Estão IMPRÓPRIAS para banho as águas em Alegrete, Itaqui, Manoel Viana, São Francisco de Assis, Cacequi, Dom Pedrito e Rosário do Sul, onde as análises nas amostras coletadas no domingo e segunda-feira passados apontaram de 2.700 a 32 mil coliformes fecais por cem mililitros.
Estes resultados levaram à decisão de antecipar a divulgação do boletim de balneabilidade, prevista somente para a próxima sexta-feira, em Capão da Canoa.
De acordo com os indicadores definidos pela Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, a água está IMPRÓPRIA quando qualquer coleta apresentar valor superior a 2.500 coliformes fecais por cem mililitros de água.
BALNEÁRIOS IMPRÓPRIOS – Os pontos monitorados que revelaram alta contaminação foram os balneários Caverá (Alegrete), no rio Ibirapuitã; Passo do Silvestre (Itaqui), Praia Rainha do Sol (Manoel Viana) e Jacaquá (São Francisco de Assis), todos no rio Ibicuí; Balneário São Simão (Cacequi), Passo Real (Dom Pedrito) e Praia das Areias Brancas (Rosário do Sul), todos no rio Santa Maria.
BALNEÁRIOS PRÓPRIOS – Na mesma Região Hidrográfica seguem com condições PRÓPRIAS para banho o Balneário Fernando Schilling (Jaguari), no rio Jaguari, o Balneário Municipal de Mata, no rio Toropi, o Balneário do Distrito Ernesto Alves (Santiago), no rio Rosário, e o Passo do Umbú (São Vicente do Sul), no rio Ibicuí.
(Fepam, 25/01)