Holanda aprova medidas para defender costa da subida do nível do mar
2006-01-26
O Governo holandês aprovou semana passada várias medidas para reforçar as defesas à linha de costa devido ao aumento do nível do mar, provocado pelas alterações climáticas. Entre o pacote de medidas está a colocação de areia para manter 13 praias. “A manutenção da atual proteção oferece segurança e é positiva para o investimento nestes locais de atração turística”, explicou o Governo em comunicado. Mas as autoridades locais terão de pagar se quiserem mais protecção do que aquela fornecida pelas defesas atuais ou se quiserem construir barreiras para novas construções litorâneas.
A Holanda, com três quartos do território abaixo da linha do mar, lutou durante séculos para ganhar terreno às águas e defender-se de inundações. O país está a ponderar uma variedade de estratégias para responder à subida do nível dos mares, entre elas abdicar de mais solo para inundações a fim de proteger áreas mais importantes.
A comunidade científica prevê que as alterações climáticas originem uma subida do nível do mar em cerca de um metro até ao final do século e implicar mais inundações, secas e tempestades. O Governo holandês aprovou sexta-feira passada (20/01) várias medidas para reforçar as defesas à linha de costa devido ao aumento do nível do mar, provocado pelas alterações climáticas.
(Ecosfera, 20/01/06)