Nevascas e frio intenso provocam mais de trinta mortes na Turquia
2006-01-26
As intensas nevascas acompanhadas de ventania e temperaturas negativas que estão castigando a maior parte das regiões turcas desde o final de semana já provocaram mais de trinta mortes, além de isolar dezenas de vilarejos nas áreas montanhosas do interior do país. O último boletim divulgado pelas autoridades turcas revela que pelo menos trinta pessoas morreram em acidentes relacionados ao mau tempo ou por hipotermia, sendo que somente em Istambul, quatro pessoas morreram em novecentos acidentes desde o último domingo (22/01).
O frio intenso e a forte precipitação de neve também obrigaram o fechamento das principais escolas e universidades do país, enquanto que as rajadas de vento derrubaram centenas de linhas de transmissão de energia, deixando diversas cidades sem eletricidade.
Além disto, foram registradas nevascas que acumularam até sete centímetros em Istambul e vinte um centímetros em Ankara, e em todo o país, a neve bloqueou pelo menos dez mil estradas, isolando centenas de milhares de moradores nos vilarejos montanhosos. Segundo o Serviço Meteorológico do Estado Turco, as temperaturas mais baixas da última madrugada foram registradas em Edirne (-12,5C), na capital Ankara (-7,9C) e em Canakkale (-6,8C). Já na cidade de Istambul, os termômetros marcaram -1,6C.
A previsão é de que as nevascas que atingem a Turquia diminuam gradualmente até a sexta-feira (27/01), entretanto, o frio ficará ainda mais intenso durante o final de semana, com as menores marcas chegando a -20C em Ankara e a -25C no leste montanhoso do país.
(UOL/INFOtempo, 25/01/06)