Sai habilitação do 1° madeireiro em Mato Grosso
2006-01-26
O madeireiro Eduardo Ricardo Dockhorm é o primeiro empresário a habilitar-se na secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para trabalhar na exploração e transporte de madeira em Mato Grosso, após o Governo do Estado assumir a gestão florestal, em lugar do Ibama. Proprietário de uma madeireira em Nova Maringá(região norte), ele teve o cadastro aprovado e está apto a retirar as Guias Florestais (GFs), que substituem as antigas Atpfs, antes emitidas pelo Ibama.
Preencher o cadastro é a primeira providência do empresário interessado em trabalhar com exploração de madeira. A exigência faz parte das novas atribuições assumidas pela Sema em 3 de janeiro deste ano. De acordo com o superintendente de Gestão Florestal da secretaria, Raul Pinto, não só os madeireiros, mas qualquer empresário que deseja trabalhar com a atividade madeireira, precisa preencher o cadastro único.
Ao entregar o primeiro certificado de habilitação ao empresário, o secretário Marcos Machado disse que a rapidez como o madeireiro se habilitou junto à Sema, mostra que o processo de regularização não é tão demorado ou burocrático, como muitos imaginam. Segundo ele, a demora ou não só depende do empreendedor, que precisa reunir a documentação necessária, pois a análise técnica é rápida.
(Diário de Cuiabá, 25/01)