Ibama entrega licenças de pesca no interior de Rio Grande
2006-01-26
A chefe do escritório regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Maria Odete Pereira, esteve ontem, no final da tarde, na localidade da Marambaia, na ilha dos Marinheiros, para entregar as licenças de pesca aos pescadores lá residentes. A entrega das licenças de pesca aos pescadores de Rio Grande iniciou este mês, no escritório regional, e na última segunda-feira (23/1) começou a ser feita nas comunidades. O primeiro local contemplado foi a Vila São Miguel, na última segunda-feira.
No próximo dia 28, sábado, às 13h30min, a entrega da licenças será feita na comunidade da ilha da Torotama. Inicialmente prevista para acontecer às 9h, a entrega será realizada às 13h30min, no salão do Fiateci. O coordenador de Pesca da Secretaria Municipal da Pesca (SMP), Ilário Borges, também presidente da Colônia de Pescadores Z-1, está acompanhando a distribuição no interior.
Para receber o documento, os pescadores artesanais devem apresentar um documento com foto ou o protocolo do pedido de renovação da licença. Maria Odete observa que essa ação junto às comunidades está acontecendo fora do horário de atendimento na sede do escritório regional, pois os pescadores também podem buscar o documento na sede do Ibama. O horário de atendimento no instituto é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ela observa que é importante a categoria estar com seu documento antes do início da safra do camarão, devido à fiscalização.
A safra do crustáceo se inicia em 1º de fevereiro. Em Rio Grande, foram licenciados 2.053 pescadores que atuam no estuário da Lagoa dos Patos. Em São José do Norte, onde o Ibama também fez a entrega do documento, foram 2.155. Já em Pelotas e São Lourenço, 878 e 476 pescadores, respectivamente, receberão a licença.
(Carmem Ziebell, Jornal Agora, 26/1)