Mais dois focos de ferrugem são encontrados em Passo Fundo
2006-01-26
Na tarde de ontem, mais dois focos de ferrugem em lavouras comerciais foram identificados em Passo Fundo. Os focos do fungo foram identificados pelo engenheiro-agrônomo Rogério Dalpiaz, da Produtécnica, empresa distribuidora dos produtos Syngenta, em uma propriedade de 350 hectares nas proximidades do aeroporto regional Lauro Körtz.
As amostras foram recolhidas e encaminhadas para exame laboratorial na Embrapa Trigo, que confirmou a presença do fungo.
Os dois focos apareceram em plantas com diferentes estádios de desenvolvimento. Um dos focos está instalado em uma área de 120ha, que se encontra no estádio R2, ou seja, em fase de floração. O segundo foco foi identificado em uma área de 80ha, em estádio R3, de formação de canivete.
Agora, conforme o engenheiro-agrônomo, indica-se a aplicação de fungicida em todas as lavouras da cidade e a manutenção de estado de alerta, visto que a ferrugem asiática é uma doença agressiva e de rápida disseminação. Recomenda-se a aplicação de um fungicida preventivo nas lavouras em plena fase de florescimento, pois o fungo já acomete a região.
Dalpiaz alerta ainda para a permanência das condições climáticas que favorecem a disseminação do fungo e, nesse caso, uma segunda aplicação de fungicida torna-se necessária.
Esses são os segundo e terceiro focos encontrados em Passo Fundo. O primeiro foi encontrado na semana passada.
(O Nacional, 26/1)