Ampliação tornará Fibraplac a maior no setor
2006-01-26
A duplicação da fábrica Fibraplac Chapas de MDF, em Glorinha, anunciada ontem, exigirá investimentos estimados em R$ 280 milhões e será responsável pela geração direta de 545 novos empregos e 4,4 mil indiretos. "A ampliação da produção, que hoje é de 200 mil metros cúbicos/ano de MDF, tornará esta fábrica a maior do mercado no segmento", afirmou o diretor-superintendente do Grupo Isdra, Alberto Isdra.
Com a ampliação, a partir de junho a fábrica deverá produzir mais 180 mil metros cúbicos por ano. A unidade de Glorinha - a terceira do Grupo Isdra no país - terá ainda uma linha de chapas de aglomerado (painéis de madeira), com capacidade para 480 mil metros cúbicos por ano. O governador Germano Rigotto e os diretores do Grupo Isdra assinaram os contratos do Fundopem/RS e do Integrar/RS, que são programas de incentivo fiscal do governo do Rio Grande do Sul.
O diretor superintendente do Grupo, Alberto Isdra, revelou que parte do investimento de R$ 280 milhões foi destinado à compra de 2 toneladas em equipamentos, incluindo uma máquina da Alemanha, que custou 2 milhões de euros. As placas de MDF, que começaram a ser produzidas no país em 1997, substituem a madeira maciça como matéria-prima em mais de 90% da produção moveleira nacional.
O governador destacou que a importância da duplicação da fábrica Fibraplac vai além da geração de empregos e do aumento da arrecadação. "Com a confirmação do investimento do Isdra, o setor moveleiro terá seus principais insumos produzidos no próprio local de produção", observou. O secretário de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Luis Roberto Ponte, disse que os dois projetos do Grupo Isdra receberam incentivos do Fundopem-Integrar, que oferece desconto de até 45% no ICMS gerado com os novos negócios.
(CP, 26/1)