Avipal lança projeto de reflorestamento para produtores integrados
2006-01-26
O Grupo Avipal está implantando um projeto que pretende amenizar o desmatamento das florestas nativas nas propriedades dos seus produtores, que utilizam a madeira para o aquecimento das aves e para a produção de maravalha, lascas de madeira utilizadas como “cama” do aviário.
“Para cada lote de frango, o produtor precisa ter 8m3 de madeira, que muitas vezes é tirada das florestas nativas, causando desequilíbrio ambiental. Mas, a prática tem mostrado que as propriedades mais produtivas e rentáveis são aquelas em que o produtor preserva o meio ambiente”, afirma Luciano Cremonese, engenheiro agrônomo da Avipal e coordenador do projeto.
Para tanto, a Avipal pretende implantar 200 ha/ano de florestamento de eucalipto em áreas de produtores integrados, em um período de seis anos, totalizando 1.200 ha. A Avipal possui hoje uma rede de 1100 avicultores integrados, distribuídos em 40 municípios do Rio Grande do Sul. Em 2005, cerca de 90 avicultores aderiram ao projeto. A empresa estima a adesão de mais produtores em 2006.
Segundo a empresa, o florestamento com eucalipto foi escolhido por ser uma espécie “ecologicamente correta e economicamente rentável”, adequada para gerar energia e produzir camas aviárias de qualidade. Com isso, a Avipal pretende que as propriedades tenham um estoque energético para suprir as necessidades na produção de frangos de corte com recursos renováveis que contribuem favoravelmente ao meio ambiente, além de possibilitar o incremento da renda desses produtores. “Atualmente, algumas propriedades avícolas possuem áreas improdutivas significativas. O reflorestamento pode fazer com que o produtor diversifique suas atividades e produza madeira para subsistência. As atividades agrícolas nas pequenas propriedades devem integrar lavouras, criações e florestas. O plantio de árvores, com manejo adequado e utilização múltipla da floresta, além do consumo como lenha, pode produzir outros produtos mais nobres, como postes, moirões e principalmente madeira para serrarias e produção de maravalha, gerando lucros para a propriedade”, completa Luciano.
Em 2005 a Avipal realizou o levantamento das áreas a serem florestadas nas propriedades dos integrados interessados em participar do programa. Após o cadastramento dos avicultores aptos, a empresa realizou parceria com a Afubra – Associação dos Fumicultores do Brasil para garantir a distribuição de mudas de qualidade. Os avicultores selecionados firmam contrato com a Avipal para a participação no programa e recebem toda a assistência necessária através de técnicos da empresa. Os produtores participam de dias de campo e palestras e recebem um manual, produzido pela própria empresa, com orientações técnicas de plantio e manejo da mata, além de temas como o mercado de madeira atual e futuro.
Para cada produtor, a Avipal fornece 1900 mudas/ha para plantio, além de formicida, adubo químico. As mudas são entregues na propriedade, sem custos. Cabe ao produtor a tarefa de preparar o solo, adubar, plantar as mudas e seguir as orientações técnicas para manutenção da floresta até o final do ciclo. Com a implantação do projeto, o produtor vai obter no 6° ano do ciclo de reflorestamento cerca 400 m³ de madeira por hectare, o que corresponde a R$ 18 mil. No 18° ano são cerca de 1.000 m³ de madeira por hectare.
O reflorestamento também beneficia a empresa, que ganha visibilidade em grandes mercados como a Europa, mercado que valoriza negócios com empresas ecologicamente responsáveis. No futuro, com a compra da matéria-prima dos próprios integrados, a empresa pode produzir maravalha para suas granjas próprias, garantindo a qualidade da cadeia produtiva com rastreabilidade. Este controle garante a biosseguridade - pela ausência de resíduos químicos e biológicos -, além de segurança sanitária e transporte.
A Avipal foi fundada em 1959, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É uma das principais indústrias de alimentos do Brasil, atuando nos segmentos de proteína animal e vegetal, através das divisões: carnes (frangos e suínos), lácteos e grãos.
O Grupo Avipal conta com 9.600 colaboradores, alocados principalmente em seus complexos industriais, unidades e Centros de Distribuição, localizados nos Estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná. Possui uma rede de aproximadamente 27.000 produtores de leite e 2.800 integrados de frango e suínos.
No segmento de carnes, a Avipal está entre as três maiores produtoras de capital privado nacional, atuando tanto no mercado interno quanto externo, abatendo mais de 200 milhões de aves e mais de 600 mil suínos. Com forte presença no mercado exportador, encerrou 2004 como a 5ª maior exportadora de frangos, sendo a 3ª em frangos inteiros, e como a 7ª maior exportadora de suínos, segundo a ABEF - Associação Brasileira dos Exportadores de Frango e a ABIPECS - Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína.
(Informações da Pauta Assessoria/Avipal)