Irã favorável à proposta de enriquecer urânio na Rússia
2006-01-25
O Irã é favorável à proposta de enriquecer seu urânio na Rússia, mas ameaça iniciar esta atividade se o caso for levado ao Conselho de Segurança da ONU, anunciou em Moscou o principal negociador iraniano sobre o tema nuclear, Ali Larijani. "Temos uma opinião favorável sobre esta proposta da Rússia de enriquecer o urânio iraniano em território russo", declarou Larijani, que também é secretário do Conselho Supremo da Segurança Nacional iraniana, citado pelas agências de notícias russas.
"Porém, se o dossiê (iraniano) for levado ao Conselho de Segurança da ONU ou no caso de pressões políticas, o Irã começará a enriquecer seu urânio", reafirmou o negociador iraniano. Washington e Londres, entre outras capitais, são favoráveis à análise do caso nuclear iraniano pelo Conselho de Segurança.
Na segunda-feira (23/01), o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, pediu aos "amigos iranianos" que diminuam a tensão provocada por seu programa nuclear e destacou que a situação se deteriorava, ao receber em Moscou o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Mehdi Safari.
(AFP, 25/01/06)