Nasa diz que 2005 foi ano mais quente já registrado
2006-01-25
Ano passado foi o mais quente já registro na Terra, informou terça-feira (24/01) a agência espacial dos Estados Unidos. Segundo a Nasa, 2005 também foi surpreendentemente quente no Ártico. Todos os cinco anos mais quentes desde o início dos registros climáticos modernos, em 1890, ocorreram na última década, de acordo com análises feitas pelo Instituto Goddard de Estudos Espaciais, da Nasa. Do mais alto para o mais baixo, os anos com maior média anual de temperaturas foram 2005, 1998, 2002, 2003 e 2004, informou a agência em um comunicado.
"É justo dizer que provavelmente é o (ano) mais quente desde que temos os registros meteorológicos modernos", disse Drew Shindell, do instituto em Nova York. "Usando medições indiretas que vão ainda mais remotamente, penso que é também justo dizer que é o ano mais quente em alguns milhares de anos."
Alguns pesquisadores acreditavam que 1998 teria o recorde, principalmente por causa de um intenso fenômeno El Nino -- um padrão de aquecimento das águas no leste do Oceano Pacífico -- intensificado pelas temperaturas globais. Mas Shindell afirmou que o ano passado foi levemente mais quente do que 1998, mesmo sem qualquer evento climático extraordinário. As temperaturas no Ártico foram surpreendentemente altas em 2005, segundo a Nasa. "Aquele ano anormalmente quente (1998) tornou-se o padrão", afirmou Shindell em uma entrevista por telefone.
"A velocidade de aquecimento foi tão rápida que esta temperatura que ocorreu apenas quando houve um El Nino muito forte tornou-se algo que ocorreu sem qualquer distúrbio climático global." Nos últimos 30 anos, a Terra aqueceu-se 0,6 grau Celsius, conforme a Nasa. Nos últimos 100 anos, o aquecimento foi de 0,8 grau Celsius.
Shindell, na linha do pensamento defendido por muitos cientistas, atribui isso ao crescimento das emissões de gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono, o metano e o ozônio, a partir da queima de combustíveis fósseis com fonte primária. Ele afirmou que o século 21 poderá registrar um aumento da temperatura do planeta de 3 a 5 graus Celsius. "Isto realmente vai nos levar às mais altas temperaturas que o mundo já experimentou provavelmente no último milhão de anos", disse.
Para entender se a Terra está se esfriando ou se aquecendo, os cientistas usam dados sobre temperaturas de estações climáticas em terra e medições por satélite da superfície do mar desde 1982, além de dados de navios nos anos anteriores.
(Reuters, 25/01/06)
Link: www.nasa.gov/vision/earth/environment/2005_warmest.html.