Rio Grande: vão começar as obras da P-53
2006-01-25
O governador Germano Rigotto, o diretor-geral da Quip, Otoniel Silva Reis, e o secretário de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Luis Roberto Ponte, inauguram às 10h de amanhã (26/1), no Porto Novo de Rio Grande, o canteiro de obras da Quip. A empresa é a responsável pela construção e integração da plataforma de exploração de petróleo e gás da Petrobras P-53 e está instalada em uma área de 200 mil metros quadrados garantida pelo Estado.
Entre as obras da Quip no canteiro se destacam os escritórios, enfermaria, posto médico, refeitórios, vestiários, pipe shop (fabricação de tubulação), área de jato e pintura e subestações de energia. "Os fornecedores do Rio Grande do Sul, certificados pela Petrobras, terão toda nossa preferência de compras", disse o coordenador de implantação do Canteiro de Obras da Quip, Haroldo Morrison.
O Estado já promoveu, em parceria com o Senai, vários cursos para qualificação da mão-de-obra existente na região com vistas ao futuro aproveitamento pela Quip e indústrias fornecedoras do empreendimento.
A plataforma P-53 deverá entrar em operação em 2008. Terá capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo cru e 6 milhões de metros cúbicos de gás por dia. É do tipo FPSO (Floating Production, Storage and Offloading), com capacidade para processar e armazenar o petróleo e prover a transferência do petróleo ou gás natural. A sua capacidade corresponde a 10% da produção atual de petróleo do Brasil, explica Morrison.
(CP, 25/1)