Mostra desvenda a vida marinha
2006-01-25
Uma das opções de passeio para os veranistas do Litoral Norte é a exposição "O Caminho da Vida do Mar para a Terra", que está no Centro de Estudos Marinhos do Atlântico Sul (Cenemar), na praia de Atlântida, em Xangri-Lá. Vinte painéis mostram a evolução de diferentes animais marinhos.
É possível encontrar curiosidades, como um exemplar gigante de lagosta, peixes coletados a 1,2 mil metros de profundidade e uma concha de 95kg, vinda das Filipinas. O presidente do Cenemar, José Carlos Tarasconi, explica que a exposição começa tratando da origem da vida e termina com os anfíbios em terra.
A coleção conta com raridades, entre elas uma coluna de poliqueto, cortada em áreas profundas de Santa Catarina e um Aplacophora, animal difícil de coletar, encontrado na Patagônia. O trabalho começou em Buenos Aires e é resultado do estudo do pesquisador argentino Daniel Oscar Forcelli.
Os visitantes encontram também material vivo, como estrelas e pepinos do mar, cavalos-marinhos e outros peixes diferentes. O Cenemar fica na avenida Paraguassú, 4.933. A exposição permanece aberta diariamente das 14h às 20h.
(CP, 25/1)