Equipe de trabalho decidirá futuro da Ilha de Alcatrazes
2006-01-25
O grupo interministerial que discute a utilização do arquipélago de Alcatrazes decidiu, em reunião ontem em Brasília, que um relatório técnico deve ser elaborado, antes que qualquer decisão sobre o futuro do local seja tomada.
Uma equipe técnica está sendo formada com representantes do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Ministério da Defesa e Marinha e deverá visitar o local nas próximas semanas.
Após a conclusão do relatório a comissão terá subsídios para definir se há ou não possibilidade de conciliar a proteção do arquipélago com os exercícios feitos pela Marinha.
Segundo o diretor de ecossistemas do Ibama, Valmir Ortega, "a possibilidade da criação de uma unidade de conservação na região não está descartada, uma vez que, da área total do arquipélago, apenas 4% são utilizadas nas manobras da Marinha".
O arquipélago de Alcatrazes localiza-se no litoral norte de São Paulo. Formado por uma ilha maior cercada por 11 lajes e ilhotas, é habitado por uma infinidade de pássaros, principalmente alcatrazes, que batizam o lugar. É de propriedade da Marinha, que utiliza o local, há mais de 20 anos, para balizar a mira dos canhões dos navios e para manobras de desembarque de tropas.
No ano passado, foi multada pelo Ibama, em R$ 1 milhão, por causa de um incêndio, que destruiu parte da ilha principal, provocado por um dos exercícios de tiro.
(Ibama, 24/01)