Voluntários e Semarh recolhem lixo das praias de Salvador
2006-01-25
O recolhimento de 770 quilos de lixo, este foi o resultado do segundo mutirão da Campanha Praia Limpa Todo Dia, promovida pelo Centro de Recursos Ambientais (CRA), órgão da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). No último sábado (21/01), mais de 400 voluntários participaram da atividade que percorreu cerca de seis quilômetros da orla de Salvador. As praias visitadas foram Ondina, Rio Vermelho (praia da Paciência, dos Pescadores e Barro Vermelho) Paripe, São Thomé e Ilha de Maré.
O maior parte do lixo recolhido era composto de copos e vasilhames plásticos, cascas de coco, palitos de picolé, tampinhas de garrafas e lacres de latinhas, papel usado para embalar acarajé, biscoitos e doces. Também foram recolhidos outros tipos de detritos atirados nas areias, como pedras e pedaços de madeiras. Além de recolher o lixo, os voluntários distribuíram cartilhas educativas e sacolinhas para os banhistas utilizarem como deposito de lixo, convencendo-os sobre a maneira correta de descartar os resíduos e conversaram também com os barraqueiros e vendedores sobre a importância de manter as praias limpas, onde trabalham e circulam.
A operação contou com a participação de funcionários do CRA, da Limpurb, de policiais da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) e teve a adesão de 437 voluntários do meio ambiente, que se cadastraram no CRA. Durante a coleta as equipes receberam muitos elogios e apoio dos banhistas, que aplaudiram a iniciativa do CRA e se mostraram dispostos a colaborar.
No próximo sábado (28), a operação será realizada em seis praias, com as equipes de voluntários divididas em três frentes: um grupo estará nas praias de Amaralina e Rio Vermelho; outro estará nas praias de Bogari e Penha e mais outro, nas praias de Boa Viagem e Canta Galo. No sábado seguinte haverá coleta de lixo nas praias de Jardim de Alá, Boca do Rio, Armação, Corsário e Jaguaribe (dia 04); Piatã, Placaford e Itapuã (11), Stella Maris, Aleluia (18).
Quem estiver interessado em participar como voluntário nas próximas campanhas deve se inscrever através do site do CRA (www.seia.ba.gov.br/praialimpa) ou através do telefone 3117-1276. As inscrições vão até quinta-feira e reiniciam no sábado de cada semana.
No último sábado, além dos voluntários a campanha recebeu a adesão de dezenas de funcionários do CRA e da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) da Prefeitura de Salvador. A Limpurb colaborou com equipamentos e a ação de 50 garis e 30 agentes de Meio Ambiente, comandados pelo diretor de Operação, Roberto Carlos e do chefe de São Thomé de Paripe, Normando Costa da Mata. Apóiam a iniciativa do CRA a Superintendência de Meio Ambiente (SMA) de Salvador, ONGs, associações civis e de moradores, além da ABES-Associação Brasileira de Engenharia Sanitária.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Khoury, considera a campanha um sucesso, embora esse tenha sido o segundo mutirão. Para ele as manifestações de apoio recebido da população e a grande adesão de voluntários são uma demonstração do grau de conscientização ambiental da população. “Hoje podemos dizer que todas as praias de Salvador têm boa qualidade de banho e isso é muito importante porque as praias além de representar uma das principais opções de lazer nos finais de semana para nós baianos, são também um dos principais atrativos para o turismo que traz grande divisa para nossa econômica, proporcionando emprego e desenvolvimento”, disse.
A diretor do CRA, Lucia Cardoso agradeceu aos patrocinadores que acreditaram no projeto e aos voluntariados ambientalistas, pois sem eles não haveria a campanha. Espera que novos patrocinadores venham a se engajar na campanha, pois a sua intenção é levar esse movimento as principais praias do interior baiano. “Algumas empresas já entraram em contato com o CRA e acredito que no próximo sábado já estejam reforçando o grupo que já conta com a participação da OI, Deten Química S/A e Veracell. Outro dado interessante é que o número de voluntários quase dobrou, chegando a 437 pessoas, mas espero que esse número chegue a 2000 integrantes“, concluiu.
Sonia Santos Silva, 40 anos, residente em São Thomé de Paripe, disse que ficou emocionada quando viu o pessoal da campanha recolhendo o lixo na praia. “Isso mexeu muito em mim, vi pessoas bonitas pegando lixo para deixar as praias limpas. Isso é uma lição que serve para todo mundo, pois o homem, de um modo geral, tem maltratado muito a nossa terra, o que nos deixa dúvida sobre o futuro do planeja. Hoje os nossos rios estão poluídos, daqui a pouco será os nossos mares, não é?”, questionou.
(Informações da Semarh/BA)