Respeito ao meio ambiente é estimulado nas atividades do Ceclimar
2006-01-24
Conhecer as características dos animais marinhos que aportam no Litoral Norte e das plantas aquáticas tem feito parte da rotina de crianças que veraneiam e moram na região. Um projeto desenvolvido pelo Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), em Imbé, tem realizado diariamente as Oficinas em Ciências, promovidas pela Ufrgs, que abordam a importância do meio ambiente e alertam sobre os danos causados a ele.
O trabalho busca despertar a consciência desde cedo, fazendo com que não joguem lixo na praia e cuidem dos animais e das plantas. Neste ano, uma das novidades é o acesso das crianças ao laboratório de informática, onde criam blogs para relatar a experiência.
A primeira atividade é uma dinâmica em grupo, depois é realizada uma visita ao Museu de Animais Invertebrados do centro e em seguida ocorrem as oficinas. Por último, as crianças deixam suas impressões nos blogs. "Temos como objetivo a valorização do meio ambiente. Não tratamos apenas de biologia, mas também conhecimentos das áreas de geografia, astronomia e física", afirmou a vice-diretora do Ceclimar, Carla Osório. Segundo ela, o centro recebe diariamente cerca de 20 crianças. Entre o público, estão estudantes de comunidades carentes.
As oficinas abordam ainda temas como lixo e as dunas e sua vegetação. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Algumas são gratuitas e para outras há cobrança de uma pequena taxa.
(CP, 24/1)